sábado, 22 de setembro de 2012

Eleições para o DCE da UESC: Duas chapas tiveram as inscrições homologadas e agora partem para as campanhas

Nessa ensolarada manhã de sábado, dia 22 de setembro, se encerrou o período das inscrições das chapas que disputarão as eleições para a diretoria do DCE da UESC. O encerramento das inscrições ocorreu às 12h, conforme determina o edital de eleição. Em seguida a comissão eleitoral conferiu os documentos apresentados pelos representantes das chapas, enquanto estes conversavam.

Apenas representantes de duas chapas compareceram à Universidade e conseguiram homologar suas candidaturas, a nº 1 “Pensar Coletivo” e a nº 2 “Mobiliza - Ando e penso sempre com mais de um”. A surpresa foi a ausência do pessoal da União da Juventude Socialista (UJS), que na eleição que foi anulada formou a chapa “Quem vem com tudo avança nas mudanças”.

Segundo declarações de membros da comissão eleitoral os militantes da UJS queriam que a eleição do DCE fosse adiada, pois, no momento eles estão muito ocupados trabalhando na campanha, para prefeito, de Claudevane Leite, Vane (PRB), e, para vereadora, de Hélade Xavier (PCdoB), em Itabuna. Até o momento o grupo não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

 Tudo indica que a partir do dia 24, próxima segunda-feira, os membros das duas chapas inscritas estarão duramente empenhados em suas campanhas. É importante que cada estudante acompanhe de perto esse processo e se informe ao máximo sobre as chapas, suas propostas e histórico.

É importante também, ao analisar as alternativas apresentadas nessa disputa eleitoral, fazer uma leitura da difícil realidade que as Universidades Estaduais baianas têm enfrentado nos últimos anos, como consequência, em parte, das políticas de cortes de verbas aplicadas pelos governos de Jaques Wagner (PT).

O desafio que está posto é saber qual dos grupos que desejam se tornar os representantes oficiais dos estudantes da UESC constitui a melhor alternativa para organizar e mobilizar os estudantes para lutar em defesa de seus interesses. Qual o grupo que poderá dar uma melhor contribuição para que o Movimento Estudantil da UESC possa se fortalecer e obter vitórias que beneficiem os estudantes e a Universidade.

Sebastião Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário