terça-feira, 18 de setembro de 2012

ELEIÇÃO PARA O DCE DA UESC: SE ORGANIZAR É NECESSÁRIO


Começou novamente o processo de escolha da nova diretoria da entidade máxima de representação dos estudantes da UESC, o edital, que informa sobre as normas e prazos que orientam essa eleição, já pode ser lido no mural da entidade. O período das inscrições foi iniciado no dia 13/09 e vai até às 12h do dia 22/09. As chapas devem possuir no mínimo 22 alunos e no máximo 44 que estejam regularmente matriculados no presente semestre.

Para se inscrever basta entregar a documentação necessária anexada à ficha de inscrição devidamente preenchida a qualquer membro da comissão eleitoral ou na sede do DCE em seu horário normal de funcionamento. Os documentos necessários são: comprovante de matrícula e qualquer documento oficial com foto, de cada membro da chapa. De acordo com o edital de eleição a comissão eleitoral é formada por Iajima Silena, Karen Oliveira, Joel Viera, Hátila Rocha e Marcos Sena.

A sede do DCE teoricamente fica aberta de segundas as sextas das 8h ás 21h e aos sábado das 8h às 12h, mas, de acordo com membros da comissão eleitoral, está fechada há alguns dias. Dois membros desta comissão informaram que os integrantes da União da Juventude Socialista (UJS), grupo político ligado ao PCdoB, que ocuparam a maioria dos cargos da diretoria da entidade na gestão passada, se recusam a abrir a entidade, pois estariam interessados em protelar a eleição para depois das eleições municipais.

Além da documentação já referida as chapas devem entregar, no momento da inscrição, uma cópia do formulário de indicação dos membros da comissão eleitoral, acompanhado do comprovante de matrícula do semestre corrente. Isso porque cada chapa terá o direito de indicar dois membros para compor a comissão eleitoral. Nos dias de votação, 1 e 2 de outubro, só poderão votar os estudantes que apresentarem um documento oficial com foto e que estejam regularmente matriculados no semestre corrente.
     
Como a eleição para o DCE da UESC que foi realizada em junho deste ano foi invalidada em função de uma série de irregularidades verificadas ao longo de todo seu andamento, a entidade está há mais de três meses sem diretoria. Essa situação só contribui para tornar ainda mais difícil a organização dos estudantes para lutarem em defesa de seus direitos e de melhorias na universidade. Diante dessa realidade é necessário que os estudantes se mobilizem para superar o quanto antes essa situação que só contribui para o enfraquecimento da categoria.

Para melhores informações leia o Edital de Eleição.

Sebastião da S. M. Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário